Home Grupo de Danças e Cantares
Grupo de Danças e Cantares PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

GRUPO DE DANCAS E CANTARES 

Director: Rui Costa

O grupo de danças e cantares iniciou-se em 1992 através de um grupo de jovens, encabeçado que começou por convidar algu Foi formado em 1992, por algumas pessoas sendo a sua principal impulsionadora a Dª Teresa de Fátima que ensaiavam num espaço da Associação de Carnaval, na altura com o nome de “Rancho Folclórico Saudade e Futuro” dedicando-se à recolha de tradições carnavalescas (danças e cantares). Mais tarde em 1995 foi acolhido na Sociedade Filarmónica de cabanas de Viriato e passou então a designar-se por “Grupo de Danças e Cantares”.

Dedica-se desde então à recolha e recreação de danças da faina tradicional da nossa terra. Na animação recria-se a parte dos sabores duma merenda antiga com o pão (broa de milho) a chouriça caseira, a sardinha frita, torresmos etc. sabores da nossa gastronomia popular.

O reportório deste grupo é bastante vasto tendo como modas cantadas e dançadas: “Ai ó Manel”, “Palminhas”, “Videira”, “Limão”, “Talo da Vide”, “Ó Prima”, “Estas é que são as saias”, “Sala dos quatro cantos”, “Folha da Macieira”, “Alargai-vos raparigas”, “Dobadoira”, “Louça Cantareira” (entrada), “Fado desgarrado” (saída), entre outras.

  

Actualizado em Terça, 11 Maio 2010 10:58
 
Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, Powered by Joomla! and designed by SiteGround Joomla Templates