Home
Bem-vindo à página da Sociedade Filármonica de Cabanas de Viriato
35º Encontro de Bandas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quinta, 29 Outubro 2015 14:29

Festival de Bandas da Filarmónica de Cabanas de Viriato estreou marcha de homenagem aos bombeiros portugueses

 

Escrita em 2013 pelo compositor Clementino Silva para homenagear todos os bombeiros voluntários do nosso país, a marcha de concerto “Soldados da Paz” foi tocada pela primeira vez em público por uma banda filarmónica ontem, 25 de Outubro, no 35.º Encontro de Bandas da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato.

Depois de a ter adaptado e incluído no CD de Tributo à Fundação Lapa do Lobo, na comemoração do 5.º aniversário do seu edifício-sede, a Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato teve agora o privilégio de ser a primeira banda a interpretar aquela marcha, dedicando-a aos bombeiros de Cabanas de Viriato. Em representação da Associação dos Bombeiros estiveram presentes Júlio Almeida e Sousa, presidente da Direcção, e Fernando José Campos, comandante da corporação.

Noticia completa em: www.faroldanossaterra.net

 

 

 

 

Actualizado em Quinta, 29 Outubro 2015 14:42
 
Tributo "Fundação Lapa do Lobo" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quinta, 29 Outubro 2015 14:06

Num fim de semana memorável para a Fundação Lapa do Lobo (FLL), dirigida superiormente por Carlos Cunha Torres e família, fizemos uma ampla cobertura dos eventos comemorativos do 5º aniversário do seu edifício sede. 

    De salientar também os momentos musicais proporcionados pela Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato, nomeadamente a execução do hino da FLL.

     Carlos Cunha Torres, no seu emocionado discurso (foi aliás um fim de semana pleno de grandes emoções). fez questão de homenagear mais uma vez toda a equipa da Fundação, sem a qual "não seria possível o êxito que temos alcançado, que tem superado as nossas expectativas". Enfatizando que "temos neste momento criados 14 empregos", agradeceu também aos autarcas de Nelas e Carregal do Sal, "toda a colaboração prestada", extensiva aos ex presidentes de Câmara dos dois concelhos.   

     O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, mostrou o seu "grande apreço" à FLL por acredita no seu concelho. "As nobres funções que desempenha, envolvendo sabiamente a comunidade, numa grande ação altruísta, também para os mais carenciados, merece o nosso mais vivo elogio", frisou. "O papel da Fundação acaba por ser também importante para a fixação dos jovens, num interior ainda esquecido pelo poder central". "Carregal do Sal tem uma gratidão sem precedentes para com a Fundação Lapa do Lobo", concluiu.

 

 
35 º Encontro de Bandas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quinta, 29 Outubro 2015 13:50

                              

 
17º Festival de folclore PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Sexta, 25 Setembro 2015 14:16

XVII Festival de Folclore da Filarmónica de Cabanas de Viriato coroado de sucesso

 

O Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato realizou no passado dia 20 de Setembro, o XVII Festival de Folclore, proporcionando mais uma jornada de muita animação e alegria e com um dos melhores espectáculos deste grupo no salão do Lagarto.

Neste encontro de união e intercâmbio cultural e etnográfico estiveram:

·        Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Freguesia de Midões (Tábua)

·        O Rancho Folclórico de Fronteira

·        Rancho Folclórico Lavadeiras do Mondego de Póvoa dos Mosqueiros (Santa Comba Dão) representantes dos cantares e costumes dos distritos de Coimbra, Portalegre e Viseu, respectivamente.

Após o almoço de confraternização, confeccionado e servido pela “prata da casa”, pelas 15h00, iniciou-se o desfile junto ao monumento a Júlio de Barros Mendes como habitualmente, fez-se uma homenagem ao saudoso, antigo director com um minuto de silêncio em sua memória e por todos os falecidos que dedicaram tempo e esforço à Filarmónica ao longo dos seus 143 anos de existência.

Chegados ao salão, que se apresentava etnograficamente ornamentado com bonitos e bem elaborados adereços rurais junto à boca do palco, os ranchos fizeram a apresentação inicial com uma passagem pelo palco, deixando ali os porta-estandartes para o ritual da colocação das fitas e a entrega de lembranças. Procederam á colocação das fitas o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Rogério Abrantes e José Sousa Batista, respectivamente, o presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, José Figueiredo, bem como o presidente da Assembleia Geral da Filarmónica, José Pereira Dias.

O grupo anfitrião deu início às actuações, de duas horas de danças e cantares, do inteiro agrado de quantos apreciam a expressão cultural que o folclore transmite. Cada qual no seu estilo, próprio da região que representa, todos os grupos rubricaram apreciada actuação, colhendo sucessivos e merecidos aplausos da vasta assistência

Para Rui Costa, coordenador e ensaiador do rancho organizador do festival, esta edição, a exemplo das anteriores, saiu coroada de sucesso em termos de execução e confraternização folclórica, tendo o próprio realçado ainda o bom convívio e a agradável animação que se viveu naquela tarde em Cabanas de Viriato.

 

Actualizado em Sexta, 25 Setembro 2015 14:48
 
17º Festival de folclore PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Segunda, 14 Setembro 2015 14:16

Actualizado em Segunda, 14 Setembro 2015 14:40
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 31
Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, Powered by Joomla! and designed by SiteGround Joomla Templates