Home
Bem-vindo à página da Sociedade Filármonica de Cabanas de Viriato
Tributo "Fundação Lapa do Lobo" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quinta, 29 Outubro 2015 14:06

Num fim de semana memorável para a Fundação Lapa do Lobo (FLL), dirigida superiormente por Carlos Cunha Torres e família, fizemos uma ampla cobertura dos eventos comemorativos do 5º aniversário do seu edifício sede. 

    De salientar também os momentos musicais proporcionados pela Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato, nomeadamente a execução do hino da FLL.

     Carlos Cunha Torres, no seu emocionado discurso (foi aliás um fim de semana pleno de grandes emoções). fez questão de homenagear mais uma vez toda a equipa da Fundação, sem a qual "não seria possível o êxito que temos alcançado, que tem superado as nossas expectativas". Enfatizando que "temos neste momento criados 14 empregos", agradeceu também aos autarcas de Nelas e Carregal do Sal, "toda a colaboração prestada", extensiva aos ex presidentes de Câmara dos dois concelhos.   

     O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, mostrou o seu "grande apreço" à FLL por acredita no seu concelho. "As nobres funções que desempenha, envolvendo sabiamente a comunidade, numa grande ação altruísta, também para os mais carenciados, merece o nosso mais vivo elogio", frisou. "O papel da Fundação acaba por ser também importante para a fixação dos jovens, num interior ainda esquecido pelo poder central". "Carregal do Sal tem uma gratidão sem precedentes para com a Fundação Lapa do Lobo", concluiu.

 

 
35 º Encontro de Bandas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quinta, 29 Outubro 2015 13:50

                              

 
17º Festival de folclore PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Sexta, 25 Setembro 2015 14:16

XVII Festival de Folclore da Filarmónica de Cabanas de Viriato coroado de sucesso

 

O Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato realizou no passado dia 20 de Setembro, o XVII Festival de Folclore, proporcionando mais uma jornada de muita animação e alegria e com um dos melhores espectáculos deste grupo no salão do Lagarto.

Neste encontro de união e intercâmbio cultural e etnográfico estiveram:

·        Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Freguesia de Midões (Tábua)

·        O Rancho Folclórico de Fronteira

·        Rancho Folclórico Lavadeiras do Mondego de Póvoa dos Mosqueiros (Santa Comba Dão) representantes dos cantares e costumes dos distritos de Coimbra, Portalegre e Viseu, respectivamente.

Após o almoço de confraternização, confeccionado e servido pela “prata da casa”, pelas 15h00, iniciou-se o desfile junto ao monumento a Júlio de Barros Mendes como habitualmente, fez-se uma homenagem ao saudoso, antigo director com um minuto de silêncio em sua memória e por todos os falecidos que dedicaram tempo e esforço à Filarmónica ao longo dos seus 143 anos de existência.

Chegados ao salão, que se apresentava etnograficamente ornamentado com bonitos e bem elaborados adereços rurais junto à boca do palco, os ranchos fizeram a apresentação inicial com uma passagem pelo palco, deixando ali os porta-estandartes para o ritual da colocação das fitas e a entrega de lembranças. Procederam á colocação das fitas o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Rogério Abrantes e José Sousa Batista, respectivamente, o presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, José Figueiredo, bem como o presidente da Assembleia Geral da Filarmónica, José Pereira Dias.

O grupo anfitrião deu início às actuações, de duas horas de danças e cantares, do inteiro agrado de quantos apreciam a expressão cultural que o folclore transmite. Cada qual no seu estilo, próprio da região que representa, todos os grupos rubricaram apreciada actuação, colhendo sucessivos e merecidos aplausos da vasta assistência

Para Rui Costa, coordenador e ensaiador do rancho organizador do festival, esta edição, a exemplo das anteriores, saiu coroada de sucesso em termos de execução e confraternização folclórica, tendo o próprio realçado ainda o bom convívio e a agradável animação que se viveu naquela tarde em Cabanas de Viriato.

 

Actualizado em Sexta, 25 Setembro 2015 14:48
 
17º Festival de folclore PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Segunda, 14 Setembro 2015 14:16

Actualizado em Segunda, 14 Setembro 2015 14:40
 
IV º Encontro de musica de camara PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Segunda, 11 Maio 2015 13:56

                                            

Apareça

Actualizado em Segunda, 11 Maio 2015 14:01
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 6 de 30
Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, Powered by Joomla! and designed by SiteGround Joomla Templates