Home
Bem-vindo à página da Sociedade Filármonica de Cabanas de Viriato
Baile do Chapeu PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quarta, 08 Fevereiro 2012 13:56

Actualizado em Quarta, 08 Fevereiro 2012 14:16
 
Visita de Reis PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quinta, 12 Janeiro 2012 15:21

Visita de Reis de 2012

No passado dia 08 de Janeiro, como já é habitual nesta altura do ano, a Banda da Sociedade Filarmónica sai à rua para desejar Bom Ano Novo à população fazendo a visita de reis, uma tradição que, lamentavelmente, vem perdendo ao longo dos tempos a sua importância e relevo.

A Banda Filarmónica, constituída na sua maioria por músicos jovens, iniciou esta visita de 2012 como já vem sendo hábito na Rua dos Casaínhos, por volta das 10 horas. De seguida percorreu diversas ruas da Zona Sul de Cabanas de Viriato, passando por Fundo de Vila, Rua da Portela, Rua Viriato (entre o cruzamento da Rua do Ribeiro do Fojo e a Avenida Dr. Aristides de Sousa Mendes), Rua das Fontaínhas, as estreitas ruas do Pedrógão e Eiras, seguindo depois para o Bairro do Cristo-Rei e a Quinta da Soila finalizando o percurso matinal.

Já passava das 12 horas quando a comitiva, constituída pelos músicos, presidente da Sociedade Filarmónica, Francisco António Campos, e outros membros da Direcção, para além do maestro Evaristo Neto, chegou ao salão 2 para degustarem o almoço e um merecido descanso. No final breves discursos de Francisco António Campos e do maestro Evaristo Neto, com o primeiro a destacar a importância deste ano novo para a Filarmónica, pois completa 140 anos de existência, sendo por isso um marco importante. Referiu, também, que o futuro da Sociedade Filarmónica depende muito dos jovens, pois estes serão os principais responsáveis para continuidade da mesma.

     

 

     

 

 

 
Janeiras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Segunda, 09 Janeiro 2012 00:00

Janeiras

 

As Janeiras, ou "cantar os Reis" é uma tradição em que consiste no cantar de músicas pelas ruas, por o grupo de danças e cantares, anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Este grupo foi aos terreiros, de lampião na mão, tradição dos tempos dos avós de alguns deles, que também já o são, juntam-se, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns o acordeão a pandeireta, bombo, ferrinhos, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras, e os instrumentos, foram cantando pela vizinhança, as músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terreiro. São músicas simples, habitualmente dedicadas a quem ali vive. Finalizando na sede com o respectivo lanche ou pequeno-almoço dado o avançado da hora.

 

    

    

   

Actualizado em Quarta, 11 Janeiro 2012 16:56
 
Festa de Natal de 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Terça, 20 Dezembro 2011 00:00

Festa de Natal da Sociedade Filarmonica de 2011

Realizou-se no dia 18 de Dezembro a nossa grande festa de Natal de 2011, onde estiveram presentes os grupos que compõem esta família, um espectáculo muito agradavel, desta vez a autarquia esteve representada ao mais alto nível com as presenças do Presidente da câmara, presidente da Assembleia e alguns dos vereadores do Municipio, bem como o Presidente da junta e da Assembleia da nossa freguesia e claro, amigos e cabanenses, que muito, nos apoiam, após actuação dos grupos decorreu a ceia de natal confeccionada e servida com a prata da casa.

O Grupo de Dança Moderna, dirigido por Fernando Loureiro, abriu o espectáculo. Pela ordem indicada, seguiram-se as actuações do Grupo de Danças e Cantares, liderados por Rui Costa, de grupos de alunos da Academia de Música e da Banda Filarmónica, dirigidos, em momentos distintos, pela professora de música Cláudia Campos e pelo maestro Evaristo Neto. O Grupo Rhitmos, fez abertura e festejou os seus 10 anos, seguindo-se uma representação cénica do Grupo de Danças e Cantares com a reconstituição de um chafariz e o namorico à moda antiga, e a apresentação de novos grupos da Academia de Música e da Banda Filarmónica, um deles de percussão corporal.

     

    

    

Obrigado a todos os que nos têm acompanhado, e até para o Ano de 2012

Boas Festas

 

Actualizado em Quarta, 11 Janeiro 2012 15:52
 
Festa de Natal 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Alves   
Quarta, 14 Dezembro 2011 15:58

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Seguinte > Final >>

Pág. 24 de 31
Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, Powered by Joomla! and designed by SiteGround Joomla Templates